Trajetória

Amazonas, Manaus, pulmão do Brasil, lá nasce Neyva Alencar, do extremo do país para a capital da garoa.

A cantora amazonense de 25 anos dona de uma voz afinada e potente, suavidade nos trejeitos e uma graciosa presença de palco, chega ao mercado fonográfico para certamente surpreender público e crítica, com um trabalho diferenciado e eclético, bastante influenciado por suas origens e personalidade.

A menina que aos 11 anos iniciou seus primeiros acordes e a brincar com a voz, foi influenciada pelo avô que a presenteou com um violão, o amor pelos acordes foi imediato, seus pais, figuras importantíssimas nessa trajetória, inscreveram-na no concurso para ingressar no Centro de Artes da Universidade do Amazonas (CAUA), aprovada começou com o curso de violão popular, seguido por canto e técnica vocal.

A carreira profissional iniciou-se aos 14 anos quando Neyva ingressou na Banda “Sempre Bossa Nova”, interpretando canções de Roberto Menescal, Johny Alf, Tom Jobim, Vinícius de Morais, dentre muitos outros acompanhada por grandes músicos amazonenses, a menina que em suas interpretações melodiosas e fervorosas transformava-se em mulher no palco, adquiriu gosto, percepção musical e também um sonho que mais tarde veio a tornar-se seu objetivo de vida.

Com sonhos, dúvidas, mas bastante coragem e incentivo dos pais, aos 16 anos Neyva pisava pela primeira vez em São Paulo, a metrópole brasileira, onde sozinha buscou espaço para mostrar sua arte. A grande e assustadora metrópole abriu seus braços e acolheu sua voz forte e enternecedora, daí pra frente várias apresentações em Bandas de baile, Eventos, Bares e Festivais deram a Neyva uma bagagem e experiência adquiridas com muito profissionalismo e empenho para se estabelecer no mercado competitivo paulista.

Interpretando diferentes estilos e ritmos a cantora sentiu a necessidade de expressar suas influências musicais através da composição, onde mostra sua capacidade de despertar emoções e sentimentos aos que ouvem seu trabalho.

Sempre ávida por novidades e conhecimento, Neyva continuou exercitando seu talento instruído por grandes profissionais um deles Lyba Serra (professor e pesquisador de técnicas vocais com influência jazzística) e também Isabêh (professor, pesquisador na área histórica e científica do canto, compositor e artista talentoso com influências que vão do Baião ao Soul e Black Music). Isabêh também é parceiro de composição de Neyva Alencar.

Estreando com muito bom gosto e influenciada por artistas como Leny Andrade, Roberto Menescal, Eduardo Gudin, Gilberto Gil, Dominguinhos, Nana Caimy, entre outros e também por sua forte regionalidade, o álbum de estréia entitulado “ Faces” traz, como o nome já diz um pouco das várias faces da Música Popular brasileira, com toques de ritmos como o samba, xote, ijexá, reggae e baladas, executados de forma ousada e moderna.

Produzido pelo experiente e talentoso produtor Luca Pizarro e com participação de grandes músicos como: Mario Boffa Jr (piano e teclados), Michel Freidenson (piano acústico), Renato Loyola (baixo acústico), Ramom Montagner (bateria), Flavio Nunes (baixo elétrico), Silvio de Pieri (Sax), Jorge Pinheiro (violão), Dudu Portes (bateria) e muitos outros, Neyva interpreta além da canção Faces de sua autoria, releituras de renomados compositores da MPB (Lenine, Carlinhos Brow, Djavan, Dick Farney, Eduardo Gudin…) e também canções de parceiros musicais talentosíssimos. 

A requintada produção de Luca Pizarro aliada ao talento e interpretação de Neyva Alencar está finalmente pronta para surpreender o público e os ouvidos ávidos por música de qualidade, com um repertório moderno e diferenciado que vai do “clássico” da MPB a modernidade atual. O reconhecimento do trabalho está acontecendo com a participação em programas de televisão e sua música sendo executada em mais de 250 rádios em todo o Brasil.

A graciosa e surpreendente presença de palco, a doçura no olhar, suavidade dos trejeitos a uma voz afinada e potente fazem de Neyva Alencar uma figura ímpar na MPB.

 

Anúncios

1 Comentário

  1. Márcia said,

    junho 18, 2008 às 7:19 pm

    Esta linda mulher vem nos surprendendo com este seu cd esta riquissimo de belas composições e arranjos musicais surprendentes .
    parabéns neyva seu cd esta otimo .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: